Gosta de cinema? Vai aqui uma dica. No mês de março, chegou aos cinemas dos EUA o filme "Deus Não Está Morto", que, já na primeira semana de exibição, ultrapassou a média de público por salas em relação às produções de Hollywood, como a do filme Divergente, contabilizando mais de 1 milhão de espectadores nos principais cinemas dos Estados Unidos. O longa-metragem tem provocado grande mobilização nos EUA e se tornou fenômeno nas redes sociais com mais de 1 milhão de fãs e curtidas, além de 800 mil compartilhamentos no facebook.
A trama aborda a questão do criacionismo versus evolucionismo e deixa o seguinte questionamento: “Deus é apenas um mito e nunca existiu?” Ou “Ele está vivo e presente em cada um de nós?”. Essa é a difícil indagação que Josh (Shane Harper) terá de defender em um incrível debate com o professor Radisson (Kevin Sorbo – conhecido por interpretar Hércules), que provocará o espectador, em todos os sentidos, a refletir sobre suas crenças e sua fé. Além disso, no elenco há nomes como Dean Cain, o Super-Homem em Lois e Clark, As Novas Aventuras do Superman e David A. R. White, conhecido por Contagem Regressiva e Tudo é Possível.
Segundo o Instituto Gallup, cerca de 50% dos jovens cristãos que entram na universidade abandonam a fé em Deus. O povo norte americano se uniu e embarcou nessa campanha para dizer que "Deus Não Está Morto", fazendo cartazes, comentários, mostrando fotos e escrevendo isso no próprio corpo, como forma de dizer a todos que não tem vergonha da sua fé e deseja compartilhar aquilo em que crê. O diretor da Graça Filmes, Ygor Siqueira, comenta: “É alarmante constatar que essa geração esteja perdendo o foco, e por isso estamos trazendo para o Brasil este filme que, com certeza, será uma excelente ferramenta de evangelização para alcançar todas as pessoas independentemente de religião”.
Após quatro semanas de exibição em mais de 1.860 salas de cinema, o filme atingiu a marca de mais de 3 milhões de espectadores e se mantém no top 10, como um dos filmes mais exibidos nos EUA em 2014. Isso mostra que a instigante proposta de desmitificar a pessoa de Deus tem sido propagada e compreendida via o boom nas redes sociais e a expansão para algumas regiões, como México, e outros países latinos a exemplo do Brasil, com previsão de lançamento para o mês de agosto deste ano. Ygor Siqueira comemora e salienta que “a expectativa para a estreia no Brasil é de superar o sucesso obtido com o filme "Três Histórias, Um Destino", com mais de 288 mil espectadores, a fim de que a mensagem de Cristo possa transformar vidas e para que as pessoas entendam por que Deus Não Está Morto”.
O filme é de temática explicitamente cristã, logo, tem como público alvo os cristãos, entretanto o seu sucesso de público e bilheteria sobrepujou as expectativas, uma vez que há sempre uma certa resistência por filmes com essa temática. Mesmo antes da estreia, o prestigiado índice IMDB já havia destacado o filme, que pode ser considerado não apenas um material de entretenimento, mas também um recurso para discussões, catequeses e inclusive como desafio intelectual. Foi o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844/1900) quem formulou a máxima “Deus está morto”, mas hoje Deus poderia escrever o mesmo: “Nietzsche está morto”.
[Fonte: Adoro Cinema]
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