Ads 468x60px

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PIRATARIA, crime e pecado na ceara dos "justos"


Que o avanço tecnológico facilitou muito a vida da gente é inquestionável. Mas com as facilidades proporcionadas pela tecnologia, que hoje já rompeu as barreiras sócio-econômicas, abriu-se também um leque de possibilidades para o que não presta. Ou seja, é uma faca de dois gumes. E essa faca tem feito com que os evangélicos cortem na própria carne quando o assunto é PIRATARIA. 

Vejamos qual a definição dos dicionaristas: 

Definição de Pirataria - Roubar, Copiar (programa de computador, material audiovisual ou fonográfico, etc.), sem autorização do autor ou sem respeito aos direitos de autoria e cópia, geralmente para fins de comercialização ilegal ou para uso pessoal. Ou seja, todo aquele que está em tal prática, seja: copiando, comercializando ou usando qualquer material ilegal é considerado "pirata".
Definição de Pirata - Ladrão, gatuno, sujeito audacioso, espertalhão, malandro, indivíduo que comete pirataria, que não respeita os direito autorais ou de reprodução que vigoram sobre determinadas obras ou produtos (literários, musicais, de informática, etc.), seja produzindo ou utilizando cópias ilegais dessas obras ou produtos.
[Fonte: Dic. Aurélio]

Agora vejamos o que diz a Constituição - a Carta Magna da Nação, onde estão registrados nossos direitos e deveres enquanto cidadãos:
Na secção de Direitos e Garantias Fundamentais no seu artigo 5º § 27 - "aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, reprodução ou publicação de suas obras"; Os direitos autorais estão garantidos na Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 que utiliza e consolida tais direitos no art. 5º § 7, art. 7º § 5, art 28º, art. 29º, art. 87º e art. 93º; o não cumprimento da Lei é um total desrespeito não só ao proprietário da obra gravada como também às autoridades constituídas.

Agora vejamos o que diz a Bíblia - a Carta Magna dos Cristãos, que como via de regra, deve ser o norte para a conduta de fé e prática:
Paulo escreve aos romanos 13.1 a 3 "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;"

Tito 3.1 a 5 "Adverte-lhes que estejam sujeitos aos governadores e autoridades, que sejam obedientes, e estejam preparados para toda boa obra, que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo"

Para que não surjam subterfúgios, eu lancei mão de todos os dispositivos legais, cada qual em sua esfera, para afirmar sem medo de errar que: a prática da pirataria, configura-se crime e caracteriza-se pecado. E aqui não cabem quaisquer desculpas.

A maioria sempre procura uma justificativa para seus atos ilícitos, alguns dizem que precisam sobreviver ou sustentar suas famílias, falam que "foi a porta que o Senhor abriu". Quem vive às custas dos outros é parasita, como pode Deus ser partícipe ou conivente em um ato criminoso? Tudo que não é adquirido de maneira lícita se torna maldição na vida do homem, muitos enganosamente pensam estar enriquecendo, mas na verdade estão voltando para a imundícia e andando em conformidade com o mundo (sistema).

E aqui cabe também citar os famosos "gatos", que nada mais são que o furto de energia, água, internet e - o mais "siamês" do momento - tv à cabo. É tudo crime, corrupção, furto. Assim também são emissoras irregulares de rádio, que roubam sinais do satélite, interferindo até nas transmissões de aeronaves. É tristemente comum a proliferação de rádios piratas evangélicas. Um bestial paradoxo: pessoas orando, "profetizando" e dizendo estar adorando ao Senhor, fazendo Sua obra, usando meios ilegais. Isso sim é um baita jugo desigual.

E os Downloads, onde entram nessa história?
Quem nunca baixou algum tipo de arquivo na internet (os áudio-visuais são campeões absolutos) que atire a primeira pedra. 
Para assistir a um filme (ou ouvir o último lançamento de tal cantor, escritor...) é preciso PAGAR. Passado um tempo eu posso PAGAR pelo aluguel (ou compra) do DVD com o original do filme. E passado mais um tempo esse mesmo filme estará passando num canal fechado e, para assisti-lo é preciso PAGAR uma assinatura. Mas, depois de algum tempo esse mesmo filme é exibido na tv aberta, mas como iria passar exatamente no horário do culto lá da igreja, então programo minha tv de última geração (para quem tem tal aparelho e hoje em dia qualquer um pode tê-lo se quiser) e gravo o filme para que assim eu possa vê-lo, enfim, de GRAÇA. Pecado? ou controle de consumo? O pecado é uma ofensa [direta ou indireta] a alguém. Consequentemente pecamos contra Deus. Principalmente quando caminhamos contra Sua vontade. Nem sempre os sistemas econômicos refletem esta vontade. Nem sempre os sistemas de controle expressam a vontade de Deus.
Um dos objetivos da internet é acesso às informações. Nem sempre as informações disponíveis na internet são sérias, precisas, ou ainda, nem sempre são na verdade “informações”! Quem publica na internet tem duas possibilidades restringir ou não. Daí a importância dos cadastros, senhas, etc. Baixar arquivos na internet, não é configurado crime, portanto não se caracteriza como pecado. Quando determinado artista não quer, ele não disponibiliza sua obra para downloads na internet, mas hoje em dia a maioria esmagadora dos artistas liberam suas obras  para o acesso gratuito fazendo dessa plataforma um eficaz meio de divulgação de seu trabalho.

Enfim, o que não podemos é adotar a famigerada lei de Gerson e sair por aí dando um jeitinho em tudo o que for para atender às nossas conveniências."'Tudo me é permitido', mas nem tudo convém. 'Tudo me é permitido', mas eu não deixarei que nada me domine. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne [...]. 1 Co16:12; Gl 5:1, 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

SOBRE O SITE