A polícia do Rio informou ter identificado os autores daspichações das estátuas do poeta Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana (zona sul), e do jornalista Zózimo Barroso do Amaral, no Leblon (zona sul). De acordo com o delegado titular da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), José Fagundes de Rezende, a ação foi praticada pelo empresário Pablo Lucas Faria, 29, e uma mulher identificada apenas como Mel. O ataque ocorreu na madrugada de quarta-feira (25). O casal também teria pichado o monumento em homenagem ao fundador da cidade do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, na madrugada de quinta-feira (26) no Parque do Flamengo (zona sul). O delegado afirmou que a identificação ocorreu após consulta ao banco de dados da DPMA e a pichadores que atuam na cidade, que teriam identificado o casal. Na tarde desta sexta-feira, o advogado de Faria entrou em contato e disse que o seu cliente iria se apresentar.
Rezende informou que eles irão responder ao artigo 65 da lei 9.605-98, que pune com detenção de três meses a um ano e com multa autores de pichações de monumento urbano. Além disso, diz, serão acusados de formação de quadrilha, com de um a três anos de prisão. Com a soma das penas, podem ser presos por até quatro anos. Segundo o delegado, Faria, que é conhecido como "Quase", tem residência em Uberaba (MG) e no Rio, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio). Imagens flagradas por uma câmera da prefeitura mostram o casal pichando a estátua em bronze de Drummond por volta de 1h20. Essa é a segunda vez que a estátua de Drummond é pichada. A primeira vez foi em 2002, meses depois em que o monumento foi inaugurado pelo artista plástico Leo Santana. Os óculos de Drummond também já foram furtados e depredados oito vezes. O comerciante Herbet Parente limpou a estátua de Drummond por conta própria. Mesmo assim, equipes da Gerência de Monumentos e Chafarizes devem analisar a peça e remover a tinta da imagem de Zózimo Amaral na tarde de hoje.
Opinião do Léo
O camarada é empresário - o que pressupõe-se que tenha um mínimo de raciocínio (se bem que tem certos "empresários" por aí que... deixa pra lá) -, 29 anos nas costas - ou seja, "burro-velho" -, me faz a gentileza de sair de Minas e ir lá para o Rio de Janeiro "cagar em público", com direito a "luz, câmera, ação" e ser mostrado - e ridicularizado - em rede nacional. É ou não é um baita imbecil? Ao invés de ir "se lambuzar com a Mel" (a ilustre que o acompanhou na lambança) aproveitando a bela praia de Copacabana, o cara vai e comete uma idiotice dessas. Ah, nem!Veja o vídeo da "cagada" do empresário e sua amarga Mel.




Nenhum comentário:
Postar um comentário