Apesar de tanta coisa ruim que prolifera feito erva daninha no segmento musical evangélico, ainda é possível encontrar muita coisa boa. Mas há que se fazer uma verdadeira garimpagem e assim ainda nos é possível descobrir verdadeiros tesouros, obras excelentes com qualidade técnica, letras coerentemente bíblicas em sua essência e com muita unção. É o caso do quarteto vocal Arautos do Rei.
O Arautos do Rei é um quarteto musical masculino cristão de origem estadunidense com foco em música sacra. Foi um dos precursores do estilo musical "à capela". Foi formado no ano de 1927 sob o nome de The King's Heralds nos Estados Unidos. Eles são reconhecidos por sua participação musical no programa A Voz da Profecia - um dos mais famosos e duradouros programas rádio-televisivos dos EUA e do mundo, em atividade há mais de 50 anos. O quarteto pertence ao ministério da música da Igreja Adventista do Sétimo dia. Apesar de sua ligação com o adventismo, as letras do quarteto não faz nenhum tipo de "militância doutrinária" à denominação. Suas letras são essencialmente bíblicas.
A Voz da Profecia é um ministério de pregação que existe há mais de 60 anos no Brasil. É o primeiro programa de rádio evangélico veiculado no país. O quarteto Arautos do Rei, que faz parte deste ministério, acompanha o programa desde o ano de 1963, servindo como instrumento para levar as verdades da Bíblia através da boa música evangélica. Fizeram parte dos Arautos do Rei 35 cantores e 15 pianistas, compondo 21 formações. Todas elas cumpriram sua missão de pregar o evangelho em bom som e coerência com a Palavra de Deus.
A Voz da Profecia surgiu do sentimento único de pregar as boas novas de salvação em Cristo Jesus. Seus fundadores acreditavam que somente a Bíblia poderia trazer luz, fé e esperança aos corações neste mundo de trevas, incerteza e medo.
A história da Voz da Profecia começa em 1929 e se funde com o nascimento do quarteto, por isso não dá para desassociá-los. Naquele ano o pastor H.M.S. Richards transmitiu uma série de temas bíblicos na então rádio KNX, em Los Angeles, Califórnia. Na ocasião, os amigos de Richards o repreenderam dizendo que usar o rádio para a pregação era um engano de Satanás. Apesar das críticas ele prosseguir seu trabalho com grandes resultados. Em 1937, a série bíblica passou a ser apresentada em uma rede de rádio e transmitida em vários estados americanos. Foi então que o programa passou a chamar-se “A Voz da Profecia”.
No Brasil
Em 1943, o pastor Roberto Mendes Rabelo foi escolhido para ser o orador oficial da Voz da Profecia para a língua portuguesa. Foram gravados 52 programas, em Glendale, Califórnia e coleções de discos foram prensadas e enviadas para o Brasil. Então no dia 23 de setembro daquele mesmo ano dezessete emissoras de rádio das principais cidades brasileiras transmitiram o programa A Voz da Profecia. Assim, foi ao ar, o primeiro programa religioso de âmbito nacional apresentado no Brasil pelo rádio.
Em 62 foi inaugurada a nova sede da Voz da Profecia no bairro de Botafogo, cidade do Rio de Janeiro, com estúdio próprio. Na mesma ocasião foi formado o quinteto Arautos do Rei que até hoje abrilhantam as mensagens bíblicas com suas músicas inspiradoras. Desde junho de 2005, a Voz da Profecia tem suas instalações na cidade de Jacareí, SP, em virtude da transferência do Sistema Adventista de Comunicação para esta cidade.
Com a expansão dos meios de comunicação para a pregação do evangelho, hoje são o Sistema Adventista de Comunicação. Integrados a este Sistema estão a Rede Novo Tempo de Rádio, Rede Novo Tempo de TV, o programa Está Escrito e A Voz da Profecia. Hoje os programas da Voz da Profecia podem ser ouvidos no Brasil em mais de 1000 emissoras de rádio. No mundo estamos em mais de 36 países, oferecendo cursos bíblicos em 80 línguas e dialetos através de 144 escolas bíblicas por correspondência.
Se você não tiver preconceito denominacional e musical, eu te recomendo ouvir o trabalho do Arautos do Rei. São músicas bem tranquilas - se você é do tipo que só gosta das distorções de guitarras e repiques das baterias, ou dos foles das sanfonas e repiques das zabumbas, fique longe, o Arautos não é recomendado a você - , excelentes fundo musicais para momentos de estudos da Palavra, para devocionais, para ouvir bem baixinho enquanto se dirige ou simplesmente para relaxar na presença de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário