Ads 468x60px

sábado, 23 de novembro de 2013

Mitos e verdades sobre a masturbação

Masturbação - também [ou até mais] conhecida como "punheta" -, eis um dos assuntos espinhosos de se tratar no meio cristão. O que existe de tabus, mitos, invencionices e mentiras deslavadas sobre o tema... Muitos líderes evangélicos quando são confrontados por perguntas sobre a prática da masturbação, por não conhecerem absolutamente nada sobre o assunto, simplesmente responde com o clássico e furtivo "É pecado e pronto!" e saem pela tangente. Isto é atitude de líder preguiçoso e irresponsável, que não quer o trabalho de correr atrás de informações. A omissão e o desconhecimento sobre o assunto faz com que os adolescentes, jovens e até adultos (sim, há um sem número de adultos que são adeptos da prática da masturbação, punheteiros de mão cheia) procurem informações em fontes lodosas. Não sou nenhum especialista no assunto (digo no contexto, pois na prática... bom, deixa pra lá), mas após uma pesquisa bem apurada ouso tocar o dedo nessa ferida. E eu tinha mais é que me informar mesmo, pois sou pai de filho adolescente - fase em que a prática da masturbação é mais intensa - e preciso encarar o "problema" de frente. E se engana quem pensa que esse é um assunto de meninos. As meninas também se masturbam, apesar de a prática ser mais comum - ou seria mais divulgada? - no círculo masculino.

O que diz a Ciência

Uma das práticas mais antigas e comuns da humanidade segue sendo motivo de vergonha para muitas pessoas - principalmente, os mais novos, que estão ainda começando a conhecer o próprio corpo. Segundo especialistas, a masturbação, ao contrário do que afirmam muitos leigos, não faz mal nenhum. O médico Fernando Almeida, professor de urologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) afirma que isso é verdade tanto para homens quanto para mulheres. “Do ponto de vista médico, não existe qualquer problema”, afirma a ginecologista Arlete Gianfaldoni, médica assistente do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

Então, esqueça aquele papo de que “masturbação causa espinha”, “masturbação engorda/emagrece”, “masturbação causa infertilidade”, "masturbação desenvolve mamas em meninos" ou “masturbação deixa impotente”. Nada disso é verdade. E não tem como ninguém no mundo saber se você se masturba. A prática não deixa nenhuma “sequela”, nenhuma marca que possa ser reconhecida por outras pessoas. Não importa quantas espinhas você tenha no rosto, não há como ninguém saber se você se masturbou ontem de manhã, de tarde ou à noite. 


Os "prós"


Recentemente, alguns estudos mostraram um possível elo entre jovens que ejacularam (tanto em relações sexuais quanto na masturbação) mais que a média e um índice mais elevado de câncer de próstata na terceira idade. Mas isso NÃO quer dizer que a masturbação aumente o risco de câncer. Na verdade, as duas coisas são resultado de um terceiro elemento: a testosterona, o hormônio masculino. O câncer de próstata está ligado à testosterona em excesso - e homens com testosterona demais tendem a se masturbar mais também. Viu? Sem perigo. “Provavelmente não existe relação de causa nenhuma entre uma coisa e outra. Ainda não há comprovação”, explica Almeida. Tanto que, recentemente um estudo divulgado em uma revista científica britânica especializada em urologia mostrou o efeito exatamente oposto: homens acima dos 50 anos que se masturbam com frequência podem, na verdade, ser protegidos contra o câncer. Ou seja, não só a masturbação não faz mal, como pode fazer bem. Inclusive para a vida sexual - de ambos os sexos. “Se tocar é parte do processo de se conhecer. Quem se conhece, tem mais prazer. Sabe onde deve ser tocado para sentir prazer. Isso é muito importante para a atividade sexual”, afirma Arlete. 


Os "contras"

Só vale um alerta se a pessoa não conseguir controlar a vontade. “Não existe uma quantidade de vezes ‘normal’ para uma pessoa se masturbar. Cada caso é único. Mas vale a regra: se está atrapalhando a sua vida, se você se sente mal ou culpado ou qualquer coisa, vale procurar ajuda médica”, indica a ginecologista. Fernando Almeida concorda. “Masturbação não causa mal nenhum, desde que não seja algo compulsivo. Se a pessoa para de ter uma vida social ou só consegue pensar nisso, pode ser interessante procurar um médico”, aconselha. Outro alerta importante é com os “acessórios”. “O mais adequado é usar aquilo que todos nós temos: mãos e dedos. Assim você se explora sem maiores riscos”, orienta a Arlete Gianfaldoni. “Não é nada raro em um Pronto Socorro receber pacientes que se feriram gravemente tentando a masturbação com algum objeto. É preciso muito cuidado”, aconselha. 

[Fonte: Ciência e Saúde]

O que diz a Bíblia

Absolutamente nada. Não há uma única palavra que esteja diretamente ligada a esse assunto nos registros sagrados. Não será forçando algum texto e/ou tirando-o de seu contexto e fazendo "remendos" alguém conseguirá obter uma sustentação com um mínimo de base teológica. Há muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos. Há quem chame a atenção para Gn 38:8-10 e I Co 6:9-10, entretanto não é preciso um profundo conhecimento bíblico para chegar a conclusão que estas passagens NÃO falam de masturbação. Entretanto, a Bíblia fornece orientações que nos permitirão decidir se a masturbação é pecado ou não. Reflitamos sobre as seguintes observações:


1. Vejamos à definição de lascívia e luxúria: "Gratificação dos sentidos ou indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso". A masturbação encaixa-se definitivamente nestas definições (veja Gl 5:19). Pode-se praticar a masturbação sem lascívia ou luxúria?



2. O teste seguinte é o de sua vida mental. Jesus disse: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27, 28). Quando uma pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As belezas naturais de Fernando de Noronha? Pode alguém se masturbar sem pensamentos pornográficos? Há como se masturbar e manter a mente pura ao mesmo tempo? A prática da masturbação atende a um desejo da carne ou do espírito?

3. Em seguida, reflita sobre a santidade e a intenção da relação sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas às intimidades conjugais. É um substituto do ato verdadeiro – uma farsa, uma falsificação, um dolo.



4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das características do egocentrismo é a autoindulgência. Paulo descreve o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo: "Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).


5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências" (Rm 6:12). Paulo também diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (1 Co 6:12). É muito comum a ocorrência de crentes viciados em masturbação no ceio da igreja. Você é escravo da masturbação?

Mas, afinal, deixa de enrolação senhor Leonardo, masturbação é pecado ou não??? Bom, vou me refugiar na Bíblia, meu caro: "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas (...) está condenado (...) e tudo o que não é de fé é pecado." Rm 14.22, 23 (Aconselho uma leitura completa de Romanos 14 e Gálatas 5).


Bom, é isso aí, galera. Nesse artigo fiz algo que todos sabem que eu gosto muito: derrubar mitos. Não vejo necessidade de ficar inventando coisas pra colocar medos nas pessoas na tentativa de torná-las "mais crentes" e/ou "mais santas". Se é para orientar, que o façamos com seriedade e muita informação. E, não nos enganemos, TODOS OS ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS SOLTEIROS (E ATÉ MUITOS CASADOS) SE MASTURBAM, SÃO PUNHETEIROS em pequena ou larga escala. Cabe aos líderes estudar, se informar e orar, pedindo a Deus muita graça e unção do Espírito Santo. Aliás, é responsabilidade exclusiva do Espírito Santo nos orientar sobre o pecado, o juízo e a justiça (Jo 14:26; 16:7, 8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

SOBRE O SITE