Ads 468x60px

sábado, 28 de dezembro de 2013

Feliz ano novo, adeus carro velho

Ano novo, vida nova e carro novo. Para os amantes dos automóveis, 2014 será um de novidades no mercado. Com a saída de velhos, obsoletos e ultrapassados modelos das linhas de montagens, as principais montadoras terão de "rebolar" para substituí-los e manterem o nível na concorrência. 

Há momentos na vida em que não há solução, pois o ponto final da história é inevitável. Não adianta insistir, protelar ou usar de artifícios para sustentar uma situação que tornou-se insustentável. Isso vale para relações amorosas, mas também cabe muito bem no mundo automotivo. Alguns modelos passaram da hora de deixar a linha de produção, como a VW Kombi e o Fiat Uno Mille, pois tornaram-se obsoletos e inseguros diante da nova realidade. Outros ganharam sobrevida esperando novas gerações, que muitas vezes demoram um pouco mais a desembarcar por aqui. Confira os modelos que não vão emplacar 2014 e os que já estão com o fim anunciado. 

A jurássica Kombi resistiu bravamente, mas finalmente deixou de ser produzida. O modelo já nasceu desprovido de segurança e foi exatamente pela ausência de airbag e freios ABS, exigidos a partir de janeiro, que foi obrigada a sair de linha. E o pior é que, por enquanto, a VW não tem substituto para o modelo no Brasil.

O segundo modelo mais antigo da VW em produção no Brasil é o Golf 4, que ficou totalmente defasado em relação às gerações que o sucederam na Europa. Mas ele também está com os dias contados, pois será produzido somente até meados de 2014, já que a VW está trazendo para o nosso mercado a sétima geração do modelo, que passará a ser fabricada no Paraná a partir de 2015. E falando em quarta geração, a do Gol já deixou de ser produzida, pois vai dar lugar ao up!, e o campeão de vendas segue apenas com a G5. Mas o Polo também pode colocar as barbas de molho, pois é o próximo da lista a cair do telhado e deverá sair de produção em 2014.

Outro modelo antigo a deixar o mercado é o compacto Fiat Uno Mille. Depois de 30 anos de produção, ele também sai de linha por ser inviável a adequação para receber airbags e ABS, mas os estoques podem ser vendidos até 31 de março. Ele dá adeus com a série especial Grazie Mille e em seu lugar fica o Palio Fire Mille.

A Ford já deixou de fabricar o compacto Ka e a nova geração do modelo tem previsão de início de produção para abril ou maio. O sedã derivado do Ka deve chegar três meses depois. O pequeno modelo foi lançado em 1997 e chamou a atenção por suas linhas exóticas e pouco convencionais. 

No ano que vem, em data ainda não definida, o tempo vai fechar também para o Chevrolet Celta, que perderá primeiramente a carroceria de duas portas. Depois o compacto sairá de linha para dar lugar a outro modelo a ser definido pela marca. 
Fonte: Vrum.com

Bom, agora é esperar os lançamentos dos substitutos desses modelos que se despendem - alguns, como no caso da jurássica Kombi, já vão tarde. Enquanto isso eu continuo aqui sonhando com meu Fiat Doblô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

SOBRE O SITE