Ads 468x60px

terça-feira, 26 de novembro de 2013

A benção de Elvis Presley

A canção gospel foi seminal na formação musical de Elvis Presley. Até o final de sua vida, ele seguiu cantando e gravando hinos religiosos. E Elvis era um crente pentecostal do tipo "fogo puro" oriundo de uma das melhores e mais produtivas fases do protestantismo norte americano. Elvis cresceu frequentando uma igreja protestante, levado por sua mãe aos cultos dominicais e se envolveu com a música cristã desde a infância. 


Elvis Presley gravou mais de 80 faixas de música gospel durante sua carreira. Há muitas histórias sobre o respeito que Elvis tinha por Cristo. Autores biográficos contam que numa noite, em um de seus primeiros grandes shows, fãs abriram na plateia uma enorme faixa que dizia: "Elvis é o nosso Rei!". Elvis parou no meio de sua música e disse claramente ao microfone: "Existe apenas um rei e é Jesus Cristo". Teve um outro fato inusitado. Em uma de suas últimas apresentações ao vivo, já obeso e com a voz comprometida, Elvis interpreta a clássica canção How Great Thou Art (Quão Grande És Tu) completa e visivelmente drogado.


Sem dúvida Elvis Presley foi um dos maiores divulgadores desse gênero musical durante todo século 20. Desde a década de 1950 ele já incorporava em seus álbuns e canções algumas influências desse gênero tipicamente americano. Elvis lançou quatro álbuns gospel; Peace In The Valley em 1957His Hand in Mine em 1960How Great Thou Art em 1967, considerado um dos "divisores de águas" em sua carreira16 e He Touched Me em 1972. Para se ter a real noção do que Elvis representou para o gospel americano, ele ganhou três GRAMMYs por suas interpretações gospel, em 19671972 e 1974. Já em 2001 ele entrou para o "Hall da fama" do gospel, deixando para sempre marcado o seu nome nesse gênero musical americano tão importante e influente. Entre os seus sucessos gospel estão, "Peace in the Valley""Crying in the Chapel", sucesso mundial em 1965"How Great Thou Art" entre outras. Muitos o consideram um dos maiores intérpretes desse gênero tipicamente sulista nos Estados Unidos.

O CD "Elvis I Ultimate Gospel" é uma compilação dos grandes sucessos do chamado "rei do rock" como "rei do gospel". É uma união do útil ao agradável, ou seja, pra quem gosta da bela voz de Elvis e da boa música cristã. Os irmãos podem ouvir Elvis cantar "sem pecar". Eu recomendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

SOBRE O SITE