Ads 468x60px

sexta-feira, 18 de julho de 2014

PESSOAS NOTÁVEIS: Chico Xavier, um homem, um mito

De início eu já vou logo dizendo que NÃO É o meu propósito debater as práticas doutrinárias de Chico Xavier. NÃO É o meu propósito entrar nos méritos ou deméritos do que ele cria e fazia. A crença é algo que está arraigada no ser de cada um de nós. É algo pessoal e intransferível. Eu posso discordar dos pontos doutrinários dele - aliás, eu posso discordar do que eu quiser, o que não quer dizer que minha discordância tenha o poder de suprimir convicções -, mas tenho o dever de respeitá-lo. Afinal, até o direito de não se crer em nada deve ser respeitado. Neste breve artigo vou falar sobre o homem, o ser humano Chico Xavier, um brasileiro notável, incomum e todo o legado que ele deixou. Sou crente em Jesus e tenho a Bíblia como minha regra de fé e prática. Minhas convicções e fé estão firmadas nas Sagradas Escrituras, entretanto isso não me impede - muito pelo contrário - de reconhecer a importância desse homem na história contemporânea do Brasil.


Em 2010 os espíritas de todo o país comemoraram, com amplo apoio da mídia televisiva e impressa, os 100 anos do nascimento deste que consideram o maior "médium" brasileiro. Em 2012, um programa de TV o elegeu, por meio da votação popular, "o maior brasileiro de todos os tempos". Podemos sem dúvida considerar o Sr. Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como "Chico Xavier", uma das personalidades mais populares e também mais polêmicas da história recente do Brasil. 

O médium, cultuado em vida, ganhou, na comemoração de seus 100 anos, visibilidade de superstar e virou fenômeno de mídia, algo que nunca esteve entre suas pretensões. Se existe mesmo vida após a morte, Chico Xavier deve estar feliz: seu legado ultrapassa, hoje, as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior líder espiritual que o Brasil já teve. O espantoso alcance da obra de Chico Xavier explica tamanha agitação em torno de seu centenário. Mesmo quem não acredita em reencarnação, respeita este homem que psicografou mais de 400 livros e doou os direitos autorais de todos eles a obras de caridade. Chico Xavier viveu em uma casa humilde e levou vida modesta. 

Em 2012, depois de vários meses de votações, finalmente foi escolhido O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, premiação oferecida pelo SBT. exibiu a final do programa que escolheu o maior brasileiro. O público escolheu o médium Chico Xavier como o maior brasileiro de todos os tempos, com 71,4% dos votos o ícone espírita passou a frente de Santos Dumont e a Princesa Isabel.

A primeira fase da votação contou com mais de um milhão de votos, que escolheu os 100 maiores brasileiros. Alguns nomes do “top 100” chegaram a virar piada na internet. Na ocasião chegamos a fazer uma enquete aqui no Minilua para saber a opinião dos leitores de quem deveria ser o maior brasileiro de todos os tempos, e o vencedor aqui no site foi Santos Dumont com mais de 1000 votos.

Chico Xavier sempre foi considerado um mensageiro do amor. Um homem sereno e humilde que tocou o espírito de seus seguidores. Com apenas 21 anos, psicografou o primeiro livro. Logo viriam mais publicações, os elogios, as polêmicas e as críticas. Durante toda a sua vida, ele teve que lidar com acusações e desconfianças dos descrentes na sua obra. Sua mensagem chegou a milhões de pessoas. Muitos são os relatos de vidas que se dizem transformadas através das suas palavras. 

Enfim, Chico Xavier foi uma pessoa incomum. Negar que ele foi um exemplo de altruísmo, de abnegação e de amor ao próximo é cometer uma enorme injustiça. Chico Xavier, foi-se a vida, ficou o mito eternizado pela história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

SOBRE O SITE